Tutorial Smash Book



O que  um Smash Book.
Tutorial , passo a passo de como fazer um.



De certeza que já pensaste em capturar aqueles momentos especiais num album, mas se criar um Scrapbook Álbum é muita areia para a tua camioneta, então vais gostar da ideia do Smash Book!
O Smash Book é uma maneira deliciosamente simples para juntar aquelas fotos e memorias num livro de construção rápida e simples. E a melhor parte é que já és capaz de ter todos os materiais que precisas em casa para começar a fazeres já o teu Smash Book hoje!





Passo 1:




Encontrar um caderno ao teu gosto. Pode ser um caderno com linhas ou liso. Agrafado ou com argolas. Capa dura ou mole. Papel reciclado ou não.
A minha opinião seria arranjar um caderno com argolas e com folhas mais grossas que o normal (160gr minimo). As argolas dão sempre espaço para algum volume, e podemos sempre arrancar as folhas a mais.
E se tiveres tempo nas mãos, porque não fazer o teu proprio caderno, com cartolinas para o interior, cartão prensado para as capas e arames da Cinch ou BIA para encadernar.



Passo 2:


Começa com cola, podes escolher um cola stick, fita cola dupla face ou até cola branca (não te esqueças de escolher uma cola segura para as tuas fotos e papel). Não aconselho o uso de colas universais, pois em poucos anos vais ver o estrago que a cola fez no papel e fotos.
Eu pessoalmente gosto de usar cola stick, mas isso é porque o meu Smash foi encadernado com a BIA e eu arrumo o tubinho dentro dos arames - cabe lá tão bem.


Passo 3:


Reunir canetas, preta, azul e outras cores. Vais ter que escrever algo sobre as fotos no teu Smash Book. Até podes ter marcadores de cor para decorar e fazer um pouco de “doodeling”. Podes até guardar no teu Smash aquela caneta favorita que escreve bem, assim estás mais à vontade quando tiveres que falar sobre a memoria que estás a montar na tua pagina.





Não sabes o que escrever, é simples. Podes sempre escrever as respostas das seguintes perguntas:
  • Quem está na foto?
  • Quando foi tirada? Data:
  • Onde foi tirada?
  • Qual o sentimento que as pessoas estão a transmitir na foto? Estão felizes, tristes, a celebrar, com saudades, etc...


Passo 4:


E claro aqueles restinhos de papel decorativo e cartolinas vão dar imenso jeito para o teu Smash!
Se tiveres (e se gostares de usar) stickers ou autocolantes, também pode ser uma opção de elemento decorativo no teu Smash. Washi Tape é óptimo nos Smash Books. Usa elementos decorativos que são rasos e não fazem muito volume.



Passo 5:
Imprimir as fotos. Podes imprimir uma a uma e fazer pagina a pagina. Ou podes já ter as tuas fotos impressas, guardadas numa caixa e à espera do seu momento de gloria de serem escolhidas para o teu Smash! As fotos que colocares no teu Smash também vão determinar o Tema/Titulo do teu caderno. Pode ser um tema geral ou uma ocasião especifica. Podes usar a cronoligia ou simplesmente podes ir colocando as fotos que te inspiraram naquele momento. 
Não há regras!





Passo 6:
Estás pronta para começar a colar! Escolhes uma cartolina dos teus restos para fazer o matt à tua foto. Como titulo da tua pagina podes usar os marcadores, alfabetos autocolantes ou até imprimir numa papel resistente do teu computador.
Mantém as paginas simples, elas devem ser feitas rapidamente, essa é a ideia do Smash!





Dicas:
- Se vais construir o teu próprio caderno, não tre esqueças de incluir um envelope grande (ou do tamanho do caderno). Eu tenho um em cada um dos meus Smash Books, dá jeito, pois gosto de levar o meu smash comigo e vou coleccionando elementos que posso usar para decorar a pagina. Também uso para guardar alguns restos de papeis decorativos e cartolinas, assim tenho os materiais necessários para fazer uma pagina mesmo em viajem

- Não demores mais de 5 minutos numa pagina. Isto serve para manteres um trabalho simples e limpo. Ajuda a não complicar e encher ou planear demasiado. As decisões tem que ser rápidas!


Videos Extras:




Diverte-te




1 comment:

  1. Adorei o post, obrigada pela dica! Estou começando agora a me aventurar no fantástico mundo do smash book... =D

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...